Seja bem vindo!

Nós, Carmelitas Seculares de Campinas-SP, temos o enorme prazer de receber sua visita. Entre em contato conosco através do e-mail: ocdscampinas@gmail.com

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Confissão: O Sacramento do Perdão


É o Sacramento da Misericórdia de Deus, é a festa do pecador arrependido. Deus não quer a morte do pecador, mas sim que ele viva e se converta.Ele gratuitamente nos oferece o seu perdão é o melhor dos dons de Deus. Depois da Filiação divina, o perdão é o melhor dos dons de Deus.Depois de ter nos dado a sua amizade, o perdão é o ato mais bondoso de Deus. DEUS É AMOR. Amor que nunca acaba, que tudo compreende e tudo perdoa. O amor que não se esquece de ninguém.

ATO DE CONTRIÇÃO

Meu Deus, eu me arrependo de todo o coração de vos ter ofendido, porque sois tão bom e amável. Prometo, com a vossa graça esforçar-me para ser bom. Meu Jesus misericórdia!


Textos para meditar:

Lc 7, 36-50
A pecadora
36
Um fariseu convidou Jesus para jantar. Ele entrou na casa do fariseu e sentou-se à mesa. 37 Havia na cidade uma mulher que era pecadora. Quando soube que Jesus estava à mesa na casa do fariseu, trouxe um frasco de alabastro, cheio de perfume, 38 postou-se atrás, aos pés de Jesus e, chorando, lavou-os com suas lágrimas. Em seguida, enxugou-os com os seus cabelos, beijou-os e os ungiu com o perfume. 39 Ao ver isso, o fariseu que o tinha convidado comentou: “Se este homem fosse profeta, saberia quem é a mulher que está tocando nele: é uma pecadora!” 40 Então Jesus falou: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Ele respondeu: “Fala, Mestre”. 41 “Certo credor”, retomou Jesus, “tinha dois devedores. Um lhe devia quinhentas moedas de prata, e o outro cinqüenta. 42 Como não tivessem com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles o amará mais?” 43 Simão respondeu: “Aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Julgaste corretamente”. 44 Voltando-se para a mulher, disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei na tua casa, não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, lavou meus pés com lágrimas e os enxugou com seus cabelos. 45 Não me beijaste; ela, porém, desde que cheguei, não parou de beijar meus pés. 46 Não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. 47 Por isso te digo: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados, pois ela mostrou muito amor. Aquele, porém, a quem menos se perdoa, ama menos”. 48 Em seguida, disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”. 49 Os convidados omeçaram a comentar entre si: “Quem é este que até perdoa pecados?” 50 Jesus, por sua vez, disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz!”

Sl 32 Perdoaste o meu pecado
32(31)
1 [Poema de Davi.] Feliz aquele cuja culpa foi cancelada e cujo pecado foi perdoado.
2 Feliz o homem a quem o Senhor não atribui nenhum delito e em cujo espírito não há falsidade.
3 Enquanto eu me calava, meus ossos se consumiam, eu gemia o dia inteiro.
4 Pois dia e noite sobre mim pesava a tua mão, como pelo calor do verão ia secando o meu vigor.
5 Revelei-te o meu pecado, o meu erro não escondi. Eu disse: “Confessarei ao Senhor as minhas culpas”, e tu perdoaste a malícia do meu pecado.
6 Por isso a ti suplica todo fiel no tempo da angústia. Quando irrompem grandes águas não o poderão atingir.
7 Tu és meu refúgio, me preservas do perigo, me envolves no júbilo da salvação.
8 “Eu te farei sábio, eu te indicarei o caminho a seguir; com os olhos sobre ti, te darei conselho.
9 Não sejas como o cavalo ou o jumento sem inteligência; se avanças para dominá-los com freio e rédea, de ti não se aproximam.”
10 Serão muitas as dores do ímpio, mas a graça envolve quem confia no Senhor.
11 Alegrai-vos no Senhor e exultai, ó justos, jubilai, vós todos, retos de coração.

Ez 37,1-14
As ossadas revivem
37
1 A mão do SENHOR estava sobre mim, e o SENHOR me levou em espírito para fora e me deixou no meio de uma planície repleta de ossos. 2 Fez-me circular no meio dos ossos em todas as direções. Vi que havia muitíssimos ossos sobre a planície e estavam bem ressequidos. 3 Ele me perguntou: “Filho do homem, estes ossos poderão reviver?” E eu respondi: “Senhor Deus, és tu que sabes!” 4 E ele me disse: “Profetiza sobre estes ossos e dize-lhes: Ossos ressequidos, ouvi a palavra do SENHOR! 5 Assim diz o SENHOR Deus a estes ossos: Vou infundir-vos, eu mesmo, um espírito para que revivais. 6 Eu vos darei nervos, farei crescer carne e estenderei por cima a pele. Porei em vós um espírito para que revivais. Então sabereis que eu sou o SENHOR”.7 Profetizei conforme me fora ordenado. Enquanto eu profetizava, ouviu-se primeiro um rumor, e logo um estrondo, quando os ossos se aproximaram uns dos outros. 8 Eu olhei e vi nervos e carne crescendo sobre eles e, por cima, a pele que se estendia. Mas faltava-lhes o sopro de vida. 9 Ele me disse: “Profetiza para o espírito, profetiza, filho do homem! Dirás ao espírito: Assim diz o SENHOR Deus:Vem, ó espírito, dos quatro ventos, soprar sobre estes mortos para que eles possam reviver!”10 Profetizei conforme me fora ordenado, e o espírito entrou neles. Eles reviveram e se puseram de pé qual imenso exército. 11 Então ele me disse: “Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel.Eles dizem: ‘Nossos ossos estão secos, nossa esperança acabou, estamos perdidos! 12 Por isso,profetiza e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Ó meu povo, vou abrir vossas sepulturas! Eu vos farei sair de vossas sepulturas e vos conduzirei para a terra de Israel. 13 Ó meu povo, quando abrir vossas sepulturas e vos fizer sair delas, sabereis que eu sou o SENHOR. 14 Quando incutir em vós o meu espírito para que revivais, quando vos estabelecer em vossa terra, sabereis que eu, o SENHOR, digo e faço – oráculo do SENHOR”.

Lc 15, 11-32
O filho perdido e reencontrado

11 E Jesus continuou. “Um homem tinha dois filhos. 12 O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá me a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles. 13 Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada. 14 Quando tinha esbanjado tudo o que possuía, chegou uma grande fome àquela região, e ele começou a passar necessidade. 15 Então, foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu sítio cuidar dos porcos. 16 Ele queria matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam. 17 Então caiu em si e disse: “Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome. 18 Vou voltar para meu pai e dizer-lhe: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti; 19 já não mereço ser chamado teu filho.Trata-me como a um dos teus empregados’. 20 Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e foi tomado de compaixão. Correu-lhe ao encontro,abraçou-o e o cobriu de beijos. 21 O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti.Já não mereço ser chamado teu filho’. 22 Mas o pai disse aos empregados: ‘Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. Colocai-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés. 23 Trazei um novilho gordo e matai-o, para comermos e festejarmos. 24 Pois este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado’. E começaram a festa. 25 O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. 26 Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. 27 Ele respondeu: ‘É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque recuperou seu filho são e salvo’.28 Mas ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistiu com ele. 29 Ele, porém, respondeu ao pai:‘Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. 30 Mas quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com as prostitutas, matas para ele o novilho gordo’. 31 Então o pai lhe disse:‘Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32 Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver, estava perdido e foi encontrado”.

Sl 51
Senhor, misericórdia!
51(50)
1 [Ao maestro do coro. Salmo de Davi.]
2 Quando o profeta Natã veio ao seu encontro, depois do adultério com Betsabéia.]
3 Ó Deus, tem piedade de mim, conforme a tua misericórdia; no teu grande amor cancela o meu pecado.
4 Lava-me de toda a minha culpa, e purifica-me de meu pecado.
5 Reconheço a minha iniqüidade e meu pecado está sempre diante de mim.
6 Contra ti, só contra ti eu pequei, eu fiz o que é mal a teus olhos; por isso és justo quando falas, reto no teu julgamento.
7 Eis que na culpa fui gerado, no pecado minha mãe me concebeu.
8 Mas tu queres a sinceridade do coração e no íntimo me ensinas a sabedoria.
9 Purifica-me com o hissopo e ficarei puro; lava-me e ficarei mais branco que a neve.
10 Faze-me ouvir alegria e júbilo, exultem os ossos que tu quebraste.
11 Afasta o olhar dos meus pecados, cancela todas as minhas culpas.
12 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, renova em mim um espírito resoluto.
13 Não me rejeites da tua presença e não me prives do teu santo espírito.
14 Devolve-me a alegria de ser salvo, que me sustente um ânimo generoso.
15 Quero ensinar teus caminhos aos que erram e a ti voltarão os pecadores.
16 Livra-me do sangue, ó Deus, Deus meu salvador e minha língua celebrará tua justiça.
17 Senhor, abre meus lábios e minha boca proclame o teu louvor.
18 Pois não te agrada o sacrifício e, se ofereço holocaustos, não os aceitas.
19 Sacrifício para Deus é um espírito contrito; não desprezas, ó Deus, um coração contrito e humilhado.
20 No teu amor sê propício a Sião, reconstrói os muros de Jerusalém.
21 Então vão te agradar os sacrifícios prescritos, o holocausto e a inteira oblação; então imolarão vítimas sobre o teu altar.

Ecl 2, 1-11
Ilusão do prazer
2
1 Eu disse comigo no meu coração: “ Vou experimentar-te com a alegria: desfruta da felicidade!” Mas também isso é vaidade. 2 Do riso eu disse: “Loucura!”e da alegria: “Para que serve?” 3 Ponderei seriamente entregar meu corpo ao vinho, embora deixando meu coração ser conduzido pela sabedoria. Pensei em abraçar a insensatez, para averiguar o que é
útil que os filhos de Adão façam debaixo do sol, nos breves dias de sua vida. 4 Multipliquei minhas atividades: construí casas e plantei vinhas; 5 cultivei jardins e pomares, enchendo-os com árvores de toda espécie de frutos; 6 construí reservatórios de águas para regar o bosque das árvores que germinavam. 7 Adquiri escravos e escravas e tive grande criadagem, tive
também gado e grandes rebanhos de ovelhas, mais do que todos os que me precederam em Jerusalém. 8 Acumulei para mim também prata e ouro, e riquezas dos reis e das províncias.Recrutei para mim cantores e cantoras, e as delícias dos filhos de Adão: taças e jarros para o serviço do vinho. 9 Assim, engrandeci-me e ultrapassei a todos os que me precederam em
Jerusalém, e minha sabedoria continuava comigo. 10 Tudo o que desejavam meus olhos, nãolhes neguei; não privei meu coração de nenhum prazer e ele desfrutou de todos os esforços:julguei que esta era a parte que me cabia por todas as minhas fadigas. 11 Voltando-me então para todas as obras que minhas mãos tinham feito, e para os trabalhos nos quais eu tinha
suado, vi que em tudo havia vaidade e aflição do espírito. Nada há de proveitoso debaixo do sol.

Lc 19, 1-10
Zaqueu
19
1 Tendo entrado em Jericó, Jesus estava passando pela cidade. 2 Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos publicanos e muito rico. 3 Ele procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era baixinho. 4 Então ele correu à frente e subiu numa árvore para ver Jesus, que devia passar por ali. 5 Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. 6 Ele desceu depressa, e o recebeu com alegria. 7 Ao verem isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Foi hospedar-se na casa de um pecador!” 8 Zaqueu pôs-se de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, a metade dos meus bens darei aos pobres, e se prejudiquei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. 9 Jesus lhe disse: “Hoje aconteceu a salvação para esta casa, porque também este é um filho de Abraão. 10 Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

Is 43
O povo resgatado
43
1 E agora , assim diz o SENHOR, aquele que te criou, Jacó, aquele que te modelou, Israel: “Não tenhas medo que fui eu quem te resgatou, chamei-te pelo próprio nome, tu és meu!
2 Se tiveres de atravessar pela água, contigo estarei e a inundação não te vai submergir! Se tiveres de andar sobre o fogo, não te vais queimar, as chamas não te atingirão!
3 Pois eu sou o SENHOR, o teu Deus, o Santo de Israel, o teu Forte! Para pagar tua liberdade eu dei o Egito! Para ficar contigo, entreguei a Etiópia e Sabá!
4 Pois és muito precioso para mim, e mesmo que seja alto o teu preço, é a ti que eu quero! Para te comprar, eu dou, seja quem for; entrego nações, para te conquistar!
5 Não tenhas medo, estou contigo! No Oriente vou buscar tua semente e do Ocidente vou reunir a tua gente.
6 Direi ao Norte: “Devolve!” e ao Sul: “Não segures! Traze de longe os meus filhos, traze minhas filhas dos confins do mundo,
7 todos os que são conhecidos por meu nome, os que, para minha glória, eu criei, modelei e fiz!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário