1. O carmelita descalço secular deve ser um apaixonado por Deus, desejoso de buscar o seu rosto e contemplá-lo no silêncio da oração; alimentar sua vida espiritual na fonte genuína da Palavra de Deus, que, segundo a Regra, deve ser meditada dia e noite. Um conhecedor profundo dos escritos dos místicos do Carmelo para poder difundir, com conhecimento, amor e competência, a espiritualidade carmelitana.
2. O carmelita descalço secular deve nutrir profunda devoção e amor à Nossa Senhora, ela que é modelo acabado do discípulo de Jesus. A primeira mulher a ser evangelizada e evangelizadora. Na Virgem Maria deve-se espelhar para viver no cotidiano intensa vida espiritual e a constante presença de Deus. Difundir a autêntica devoção ao escapulário, como sinal de pertença a Maria e de consagração a seu serviço.
3. O carmelita descalço secular deve sentir-se Igreja e assumir sua missão de orante na Igreja e pela Igreja, por meio do apostolado da espiritualidade. Trabalhando, segundo suas possibilidades e carismas próprios, nas obras da Ordem, sendo um apoio válido nas casas de espiritualidade, casas de retiros, edições, missões. Toda obra do Carmelo pertence a todo o Carmelo, portanto, também ao Carmelo Secular.
4. O carmelita descalço secular tem consciência de pertencer ativamente à sua comunidade paroquial, por isso nela trabalha. O Carmelo não tira as pessoas das paróquias, ele as prepara para que sejam mais eficientes em suas comunidades, marcando presença nas várias pastorais e a elas levando o espírito carmelitano de oração e o novo sopro da espiritualidade, capaz de renovar as estruturas a partir de dentro.
5. Cada fraternidade dos carmelitas descalços seculares deve procurar realizar um trabalho sócio-religioso ao serviço dos mais pobres e necessitados. A opção preferencial pelos pobres, feita pela Igreja e pela Ordem, deve ser assumida pelo mesmo Carmelo Secular.
6. Cada carmelita descalço secular é um promotor vocacional da Ordem. Com sua vida, suas palavras e apostolado, deve suscitar novas vocações. Não devemos nos preocupar tanto com a quantidade, mas com a qualidade. Por isso, cada um terá o máximo primor pela formação pessoal nas várias etapas da vida, dando particular importância à formação permanente.
7. O carmelita descalço secular é aquele que, como Elias, “revoltado com as novas idolatrias”, destrói os ídolos e toma o caminho do deserto, até chegar à montanha de Deus, o Horeb, para buscar ao Senhor.
Texto de Frei Patrício Sciadini O mundo é meu Carmelo, Loyola, S. Paulo, 2000
Veja o Blog do Carmelo Descalço Secular Da Província São José
http://ocdsprovinciasaojose.blogspot.com
"Para chegares a saborear tudo,
não queiras ter gosto em coisa alguma.
Para chegares a possuir tudo,
Não queiras possuir coisa alguma.
Para chegares a ser tudo,
Não queiras ser coisa alguma.
Para chegares a saber tudo,
Não queiras saber coisa alguma...”
São João da Cruz
ORDEM DOS CARMELITAS DESCALÇOS SECULARES
CAMPINAS: Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus – Reuniões: Todos os 2º e 4º sábados do mês na Igreja Matriz Santa Isabel, Rua Benedito Alves Aranha, 226 - Barão Geraldo - às 15:00h.
Ligue para (19) 3209 0186 ou (19) 3208 1333 ou envie e-mail para megnar@terra.com.br Assunto: Ordem Secular.
PARABÉNS PELO BLOG. GOSTEI DEMAIS E ESPERO QUE TODAS AS COMUNIDADES, ASSIM COMO A MINHA, TOMEM UMA INICIATIVA TÃO IMPORTANTE, DE ESTAR NO MUNDO VIRTUAL. CONTINUEM IRMÃOS. MARCELO VILELA, COMUNIDADE BEATA ELISABETE DA TRINDADE, MONTES CLAROS-MG
ResponderExcluir