As Virtudes Cristãs
Cônego Pedro Carlos Cipolini - Assistente Espiritual -
II Parte
É fundamental na virtude a tenacidade em perseverar no bem e em buscar as condições para realizá-lo com coerência. A virtude se nutre da fidelidade.
A virtude está ordenada ao agir, ao praticar o bem. O fim primordial da virtude é teologal: é a adesão convicta à vontade de Deus, à obediência ao Espírito Santo.Quanto mais você pratica a virtude, mais você se torna apto a praticá-la.
Não podemos pretender retira-nos do mundo para praticar a virtude. A vocação cristã (santidade) tem de ser vivida dentro da história, na solidariedade sincera com a humanidade. As pessoas virtuosas não seres isolados.
"Sucede muitas almas não terem diligência e vontade para progredir na perfeição: e a causa disto são os apetites e afeições conservados e o não terem a Deus puramente por objeto"1S10,4
Ascese
No céu amaremos a Deus sem sacrifícios, mas aqui na terra é impossível amar a Deus sem sacrifícios, porque para amar, devemos abandonar nosso egoísmo (que é colocar nosso eu no lugar de Deus).
"Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me" (Mt16,24)
a) Renegar-se é renunciar voluntariamente às tendências egoístas (carnais) como o orgulho, soberba, vaidade, ambição, sensualidade, luxúria, ganância...
b) Tomar a cruz é aceitar as humilhações, reveses, fadigas, doenças, incompreenções, ingratidões e demais "cruzes" que a providência de Deus permite em nossa vida para nos provar, purificar de nossas faltas e nos conformar ao Servo Sofredor: "Tota vita Christ crux fuit et martyrium.
c) É o despojarmos-nos do homem velho do pecado para nos revestirmos do homem novo da graça (CI 3,9). O homem velho é o homem dominado pela tríplice concupiscência. Quem é de Cristo tem de crucificar seus vícios e concupiscências (Gl 5,24) por isso o apóstolo castiga seu corpo egoísta e o submete à vontade de Deus (1Cor9,27).
d) A tríplice concupiscência: as tentações de Jesus no deserto mostram-nas bem (Mt 4,1-11) e são João escreve: "Tudo o que há no mundo é concupiscência da carne, concupiscência dos olhos e soberba de vida" (1Jo2,160. Dominado pelo egoísmo o homem se torna ganancioso de prazer e bens materiais, torna-se vaidoso e orgulhoso, e por fim torna-se soberbo, o que o leva a querer dominar e tudo submeter. O mundo e o demônio não se cansam de atiçar no homem esta tríplice concupiscência.
e) Ser batizado é assumir o compromisso de uma conversão contínua, recebendo o batismo nos tornamos seguidores de Cristo e "não somos mais devedores da carne para vivermos segundo a carne, mas somos obrigados a viver segundo o Espírito e se vivemos pelo Espírito, andemos segundo o Espírito que nos imprime no coração a busca de nos assemelharmos a Jesus Cristo inclinado-nos para a cruz e a vontade de carregá-la (Rm, 6,2-4). Diz ainda o apóstolo: "Se viverdes segundo a carne, morrereis, mas se pelo Espírito mortificardes as obras da carne, vivereis" (Rm 8,13).
f)"Dois amores edificaram duas cidades; a cidade terrestre fê-la o amor de si mesmo até o desprezo de Deus. A cidade celeste fê-lo o amor de Deus até o desprezo de si mesmo" (Santo Agostinho in De civitate Dei XIV, 28). Edifica-se a cidade de Deus com atos de amor e consequentemente com atos de abnegação.
g) O mal não nos pode separar do amor de Deus (Rm 8,35s), mas pode atrapalhar, se não estivermos vigilantes. Quem está unido a Deus está mais exposto às ciladas do mal:"Cheio de raiva o dragão começou a atacar o resto dos filhos dela, os que obedecem os mandamentos de Deus e mantêm o testemunho de Jesus" (Ap12,17).
Conclusão
. Comunhão e missão: As virtudes são ordenadas à comunhão com Deus e à missão para que outros entrem nesta comunhão. . A união com a Trindade se nutre da Palavra, cresce na celebração dos mistérios e se desenvolve na missão ordenada para a busca da reconciliação do mundo com Deus. Tudo isso se dá na prática das virtudes.
. À vida na virtude é a vida na santidade, não se pode ser santo sem praticar as virtudes.
. À medida que avançamos na sabedoria e na virtude, apartamos-nos dos desejos egoístas e elevamos-nos ao amor.
"Mortificar e apaziguar as quatro paixões,é causa de grandes virtudes" São João da Cruz in 1S13,5
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